Barragem de Ponto Novo atinge 100% de sua capacidade e transborda após fortes chuvas na região

0
94

Nesta terça-feira (30) após as chuvas dos últimos dias na região barragem de Ponto Novo atingiu o seu volume máximo e transbordou pela 1ª em 2020, trazendo alegria, é uma maior oferta de abastecimento de água para consumo humano e manutenção das atividades do Projeto de Irrigação.

Inaugurada em 1999, a barragem de Ponto Novo tinha como principal função oferecer suporte hídrico ao projeto de irrigação e ao abastecimento humano aos municípios de Ponto Novo e Filadélfia.

Com o passar dos anos, Queimadas, Santa Luz, Senhor do Bonfim, Itiúba, Caldeirão Grande, Andorinha, Jaguarari e parte de Caém passaram a utilizar a água para abastecimento.

Agora em 2021 foi concluída a implantação do sistema adutor de interligação da Barragem de Ponto Novo à Barragem de Pedras Altas que contempla os Capim Grosso, São José do Jacuípe, Capela do Alto Alegre, Pintadas, Gavião, Nova Fátima, São Domingos, Valente, Riachão do Jacuípe, Pé de Serra, Ichu, Candeal, Quixabeira, Várzea da Roça, Várzea do Poço e Mairi.

Além dos municípios contemplados com abastecimento de localidades: Retirolândia, Conceição do Coité, Santa Bárbara, Santa Luz, Queimadas, Caém, Jacobina e Ipirá.

Em 2019 o Governo do Estado instalou os fusegates, um dispositivo instalado no vertedouro da barragem que elevou em 1,20 metros, aumentando a capacidade de reserva de água em cerca de 24%, possibilitando segurança hídrica, representando um acréscimo de 9,34 milhões de metros cúbicos de água.

Web Interativa

Comentar com Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui